Endereço
Rua José Batista dos Santos, 1679 - Cidade Industrial - Curitiba/PR
E-mail
AGS Geral
AGS WhatsApp

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Especialista aponta quatro dicas para manter um ambiente corporativo saudável

Karine Cavalcanti, da Conceito 3W, afirma que é preciso atenção redobrada das empresas para casos de burnout e ansiedade

Autor: Carolina LaraFonte: A Autora

Algumas doenças mentais têm atingido cada vez mais os brasileiros. Para se ter ideia, o país é o segundo no mundo com o maior número de pessoas afetadas pela síndrome de burnout, que costuma se manifestar em quem vive uma rotina de trabalho desgastante e não consegue administrar essa situação de forma saudável. Outra doença é o transtorno de ansiedade generalizada, ou TAG.

De acordo com Karine Cavalcanti, especialista em Recrutamento e Seleção e sócia fundadora da Conceito 3W, consultoria de solução em pessoas, a preocupação persistente, o medo excessivo e o sofrimento por antecedência são algumas características das pessoas com transtorno de ansiedade generalizada. “Essa aflição pode surgir em qualquer situação, seja por questões financeiras, familiares ou do trabalho e, não necessariamente, há algo errado para que essa inquietação ocorra”, explica.

Para Karine, considerando esse contexto, que se tornou ainda mais visível após a pandemia de covid-19, é necessário que as empresas comecem a dar maior atenção à criação e manutenção de um ambiente saudável para os colaboradores. Ela dá algumas dicas para serem postas em prática no dia a dia corporativo. Confira:

  • Visibilidade das demandas: Segundo a especialista, é muito difícil saber o que é saudável ou não para o time sem conhecer a rotina dele, então, é preciso adotar ferramentas que permitam visualizar as demandas. “Aqui na Conceito 3W, por exemplo, usamos algumas ferramentas de solicitações, como o trello, e vivemos uma cultura de agendas abertas, ou seja, sabemos, mesmo que de forma indireta, quem está sobrecarregado com as responsabilidades ou não”, conta.
  • Metas realistas: Diferente do que dizem sobre sonhar, metas muito grandes custam caro: a paz. Por esse motivo, é preciso propor metas realistas ao time. “Convide a equipe para um planejamento e defina junto com eles as metas da empresa com base de onde o negócio almeja estar no futuro”, sugere. Para a especialista, é importante que todos os setores da organização participem desse momento para que os objetivos traçados sejam alcançáveis e ninguém fique sobrecarregado.
  • Crie uma cultura de feedbacks: Alinhamento de expectativas, conexão, acompanhamento e sensibilização são alguns efeitos positivos de um feedback potente, segundo Karine. “Aqui na Conceito 3W, todos os meses temos o one on one e cada gestor é orientado a marcar com o seu time todo início do mês. Mais do que um retorno, os feedbacks são processos de estimulação e abertura para a comunicação”, afirma. Além disso, a sócia da Conceito 3W explica que a troca de avaliações contribui para uma compreensão profunda dos pontos a serem melhorados e dos ruídos que envolvem o colaborador no seu dia a dia.
  • Promova rodas de conversas: Uma forma de conhecer o time e estimular que ele se conheça é através de rodas de conversas, algo que a Conceito 3W costuma levar para as empresas. “Durante a realização da roda, o respeito entre os participantes deve ser uma regra, dessa forma todos irão se sentir seguros e confortáveis para falar. Cada roda pode ter um tema relacionado ao que se deseja extrair e/ou trabalhar na equipe”, conclui.

Sobre Karine Cavalcanti

Sócia fundadora da Conceito 3W, consultoria de solução em pessoas, e criadora da metodologia que encanta candidatos e conquista a confiança de empresas por todo o Brasil. Tem 10 anos de experiência em Recrutamento & Seleção, já tendo entrevistado mais de 6 mil pessoas ao longo dos anos. Para mais informações, acesse https://www.conceito3w.com.br/ ou pelas redes sociais @conceito3w