Endereço
Rua José Batista dos Santos, 1679 - Cidade Industrial - Curitiba/PR
E-mail
AGS Geral
AGS WhatsApp

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Um dos maiores desafios da década: encontrar talentos qualificados em um curto espaço de tempo

Um banco de talentos confiável para atender as demandas necessárias também é realidade para empresas que utilizam a tecnologia em processos de recrutamento

Com um mercado cada vez mais dinâmico e exigente em termos de qualidade, produtividade e eficiência de seus colaboradores, profissionais de Recursos Humanos são vistos cada vez mais como peças fundamentais na condução de processos que selecionam candidatos que efetivamente possam atender essas expectativas.

Nesse panorama, surgem alguns dilemas não tão simples de resolver, especialmente quando há uma grande oferta de vagas que precisam ser preenchidas rapidamente. Diante de quadros assim, é desejável procedimentos bem planejados e orientados por uma equipe consultiva, que ofereça soluções em Recruitment Process Outsourcing, também conhecido como RPO ou, popularmente, a terceirização de Recrutamento e Seleção.

Dados do instituto americano Aberdeen apontam que um grande percentual de empresas que fizeram parceria com um fornecedor de RPO tiveram 17% mais chances de contratar e engajar profissionais qualificados. Ainda, de acordo com os estudos, estas mesmas empresas, ao contar com o suporte de uma consultoria de recursos humanos terceirizada, conseguiram reduzir seu custo de contratação em pelo menos 25%, além de otimizar o tempo de contratação, que pôde ser reduzido em mais de 20%.

O que mudou nos processos seletivos?

Historicamente, sabemos que muitas das etapas de um processo seletivo já não são as mesmas de tempos atrás. Por exemplo, atualmente, não é mais necessário receber todos os currículos pessoalmente, realizar entrevistas em um espaço físico ou concluir dinâmicas longas presenciais e fazer um banco de talentos em pastas arquivadas.

Hoje, empresas que utilizam a tecnologia a seu favor, sobretudo de forma conjunta com uma empresa de RPO, evitam que os processos seletivos se tornem longos e pouco objetivos com muito mais eficiência, mesmo quando há uma grande demanda por profissionais em um mesmo perfil de vaga.

Mas como contratar de forma eficaz?

Dentre os pontos fundamentais para as contratações, está o acompanhamento de dados e métricas de recrutamento, que visa analisar a efetividade dos processos e que permite avaliar o que de fato funcionou e o que precisa ser modificado.

A Inteligência Artificial também é forte aliada e contribui para assertividade das contratações, incluindo a exclusão de viés inconsciente, o que colabora para uma seleção mais justa e igualitária. Além disso, técnicas objetivas de contratação e metodologias ágeis aceleram processos de modo estratégico.

Um banco de talentos confiável para atender as demandas necessárias também é realidade para empresas que utilizam a tecnologia em processos de recrutamento. “Um cadastro bem realizado conta muito para o andamento de todo o processo seletivo e, inclusive, de seleções futuras. A qualidade das informações armazenadas é o fator principal para um registro seguro que possa ser bem utilizado”, destaca Victor Fazzio, Head & Managing Partner da Somos Hub.

A ausência desses fatores acaba sendo empecilho para a realização de um processo seletivo justo, eficiente e diversificado, principalmente quando há uma demanda de volume de vagas e candidatos. Por isso, muitas vezes, o ideal é, de fato, terceirizar os processos de Recrutamento e Seleção.

Como as soluções em RPO podem ajudar as empresas?

Ao contar o Recruitment Process Outsourcing, as empresas conseguem preencher rapidamente as vagas demandadas, com redução de custos relacionados à contratação dos talentos.

A parceria com uma empresa de RPO começa com a compreensão da jornada de aquisição de talentos e a identificação das áreas que você precisa de apoio. Com quase uma década de experiência, a Somos Hub conta com uma solução especializada no assunto, a Infinity, que é responsável por supervisionar e conduzir o todo o processo de recrutamento de ponta a ponta, ou lidar com aspectos isolados, como hunting, triagem, tecnologia, inovação, entre outros.

“Assumimos tudo o que envolve a contratação de pessoas em larga escala e alocamos profissionais da nossa equipe para atuação exclusiva nos projetos dos nossos clientes”, destaca Renata Akar, que é Head & Associate da Infinity by Somos Hub.

Ou seja, contar com uma parceria em RPO pode ser um trunfo para empresas e equipes de RH que precisam de velocidade e qualidade em processos de recrutamento e seleção. Se este é o seu caso, vale a pena considerar essa opção.