AGS Geral
AGS WhatsApp
- (41) 98742-2228 - AGS Documentos & Guias
- (41) 99934-5200 - Recepção & Societário
- (41) 98450-5200 - Dep. Pessoal
- (41) 98525-5200 - Dep. Contábil & Fiscal
Seu Cliente de Serviços Contábeis está Inadimplente? Como Cobrar o Valor Devido?
Um dilema contante dos profissionais liberais, especialmente dos contabilistas, é com o “cliente inadimplente” (que deve honorários).
Fonte: Blog Guia ContábilLink: https://boletimcontabil.wordpress.com/2018/10/19/seu-cliente-de-servicos-contabeis-esta-inadimplente-como-cobrar-o-valor-devido/
Um dilema contante dos profissionais liberais, especialmente dos contabilistas, é com o “cliente inadimplente” (que deve honorários).
Visando “escapar” da dívida, o dito cliente manifesta-se no sentido de mudar de profissional.
Questiona-se: pode o contabilista reter documentos para garantir o pagamento?
O Código de Ética do Contabilista, em seu artigo 3º, inciso XII, dispõe expressamente que “no desempenho de suas funções, é vedado ao Profissional da Contabilidade: … reter abusivamente livros, papéis ou documentos, comprovadamente confiados à sua guarda”.
Desta forma, o profissional que possui créditos de honorários não pagos pelo respectivo cliente deverá:
- negociá-los diretamente (mediante parcelamento ou quitação em bens ou títulos) ou
- recorrer a justiça para poder receber os valores, não sendo lícito a retenção de documentos.