Endereço
Rua José Batista dos Santos, 1679 - Cidade Industrial - Curitiba/PR
E-mail
AGS Geral
AGS WhatsApp

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Estes problemas de coluna podem te aposentar em 2023

Conheça cinco problemas de coluna que podem aposentar o trabalhador por invalidez, ou seja, por incapacidade permanente em 2023.

Muitas vezes nos deparamos com problemas de saúde que prejudicam o desempenho das nossas atividades do dia a dia.

Quando a enfermidade está relacionada aos problemas de coluna o quadro pode se agravar muito e prejudicar nos desempenhos das atividades laborais.

Para isso, aqueles que se encontram como segurados do Instituto Nacional do Seguro Social, podem recorrer a benefícios como auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez.

Hoje você irá conhecer os problemas de coluna mais comuns que podem te levar a solicitar a aposentadoria por invalidez permanente do INSS, confira.

Cinco problemas da coluna que podem aposentar por invalidez

Preciso começar dizendo que não é a doença em si que garante o direito a aposentadoria, será necessário comprovar a incapacidade e que qualquer doença pode dar direito ao benefício quando atestada a incapacidade.

Sabendo disso, conheça agora os cinco problemas de coluna mais comuns que podem dar direito a aposentadoria do INSS.

1. Hérnia de disco: ocorre quando há um desgaste dos discos intervertebrais de fibrocartilagem e elásticos que atuam como amortecedores de impactos impedindo o contato de uma vértebra com outra.

As profissões que mais apresentam a doença são geralmente as funções que necessitam de trabalho braçal.

2. Osteofitose (bico de papagaio): quando ocorre o crescimento do osso entre as vértebras onde o disco intervertebral está desgastado e não funciona mais como amortecedor. Isso também causa contato entre os ossos.

Em suma, eles aparecem quando a pessoa possui problemas reumáticos, como osteoartrose lombar e cervical; desidratação do disco intervertebral; e outros problemas. A principal causa é a permanência em posturas incorretas ao longo da vida laboral.

3. Discopatia degenerativa: esse problema ocorre por conta da perda de água da região, minimizando a capacidade de movimentação.

Ela pode ser provocada pelo ato de carregar peso de maneira irregular e também de manter uma postura viciosa por um longo período. Fatores genéticos, desgastes, esportes de alto impacto, obesidade e tabagismo também podem desencadear a doença.

4. Protusão discal: é a degeneração e dilatação dos discos da coluna, que se localizam entre os discos intervertebrais e se configura pelo fato de que o disco não rompe o anel fibroso.

Com isso, os ligamentos e outras estruturas da região são atingidos e causam dor em quem tem a doença. Os trabalhadores que carregam peso ou que não possuem uma boa postura podem desenvolver a protusão discal.

5. Cervicalgia (torcicolo): é uma dor situada nas vértebras cervicais. Ela pode ser aguda e durar dias ou crônica e durar várias semanas. Essas dores são causadas por alterações na postura.

A Cervicalgia aguda também está relacionada aos movimentos bruscos do pescoço, gestos repetitivos, ou traumatismo cervical. Já a crônica também pode ser causada por uma artrose cervical.

Os profissionais mais atingidos pela doença são aqueles que trabalham por longos períodos em frente ao computador e aqueles que passam muito tempo com o membro superior em elevação, como cabeleireiros e garçons.

Quando posso solicitar a aposentadoria por problemas na coluna?

Como mencionado, este é um benefício destinado ao segurado que se encontra incapaz de realizar suas atividades laborais diárias, no entanto, será preciso preencher os requisitos, sendo eles:

  • Ter contribuído por ao menos 12 meses ao INSS;
  • Ter qualidade de segurado;
  • Comprovar a incapacidade total e permanente para o trabalho.

Um adendo importante aqui é que se a doença ocorre em decorrência de um acidente sendo ou não do trabalho, ou estiver na lista de doenças graves que você pode conferir aqui, não será necessário cumprir a carência de 12 meses.

Benefício é concedido por meio da perícia médica do INSS

Independente da sua enfermidade será preciso passar por uma perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social.

Sendo assim, o perito médico do INSS que irá realizar sua perícia para verificar se a sua incapacidade realmente te deixa inapto para as atividades de trabalho. Sendo avaliado os seguintes detalhes:

  • Os fatores de presença de sintomas ou a intermitência deles,
  • Afastamento por auxílio-doença – por mais de 15 dias –,
  • Tipo de função desempenhada,
  • Qualidade do ambiente do trabalho,
  • Circunstâncias efetivas do tratamento, acessibilidade, entre outros elementos.

Um adendo importante é que quando se aposenta por invalidez é necessário realizar uma nova perícia a cada 2 anos para avaliar se a pessoa ainda se encontra incapaz de realizar suas atividades laborais.