Endereço
Rua José Batista dos Santos, 1679 - Cidade Industrial - Curitiba/PR
E-mail
AGS Geral
AGS WhatsApp

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

A inteligência artificial e alguns acontecimentos inesperados, comprovam a nossa real limitação

“Os fatos e acontecimentos que nos afetam, são frutos de uma evolução do ser humano, que nem sempre é positiva, mas exequível, pois em tempos difíceis a teoria de Nicolau Maquiavel nos afeta.”

Autor: Elenito Elias da CostaFonte: 0 autorLink:

INTRODUÇÃO

Estamos vivenciando tempos atípicos e difíceis, e segundo organismos internacionais, os anos de 2023 e 2024, devem apresentar um cenário futuro que pode dificultar a sustentabilidade e continuidade das atividades econômicas e laborais.

Quando a Bíblia Sagrada nos informar que somos imperfeitos, cometemos erro, que aprendemos com os erros, que vivemos com o suor do nosso rosto, tenta nos disciplinar com os Mandamentos e os Pecados Capitais, mas ainda acreditamos que somos sua imagem e semelhança divina, portanto, somos perfeitos, tais fatos nos deixam em estado de dependência emocional, que nos limitam.

A crença lúdica que “todos são iguais perante a Lei, não podendo haver discriminação de sexo, raça, cor. convicção política e convicção religiosa, inclusive cita nosso direitos sociais, transcritos em nossa Carta Magna, que tenta eclodir nossa cidadania, e acreditamos que algum dia poderemos sentir seus efeitos sociais.

Mas, Nicolau Maquiavel, Renée Descartes, Friedrich Nietzsche e Immanuel Kant, nos mostram a realidade do mundo, com dominados e dominantes, e nos deixam a grande dúvida que afetam nossos valores e princípios, já que a gula do Capital e do Poder, sempre foram os grandes objetivos.

A cada dia observamos que o SER HUMANO, tem muito a aprender, mas a ideia da Lei Gerson, de tirar proveito de modalidade oportuna, sempre norteiam determinadas ações e atitudes que se desprende da licitude, ética, moral, humanismo, e a busca de obter bens materiais, se incompatibilizam com os reais valores humanos.

Talvez, seja o momento em que devemos fazer uma reflexão sobre a moeda mais importante nos atuais tempos, já que a gula do Poder, quase nos remeteu aos tempos da ditadura, e a gula do Capital, depreciam nossos valores e princípios, e ainda é forte nas elites e classe média alta, que apesar das oscilações e volatilidade dos valores de suas aplicações, redundam e afetam os reais valores que legitimam a nossa humanidade.

EDUCAÇÃO E CULTURA

A grave fragilidade de nossa formação educacional e cultural, nos revelam que as profissões de atividades mecânicas e até mesmo certas habilidades sancientes, podem sofrer alterações competitivas, já que as inovações tecnológicas afetam seriamente a nossa atual sociedade.

A sociedade atual está sendo afetada por uma rápida evolução das inovações tecnológicas, agregadas a dificuldades econômicas, inclusive uma grave e incomparável RECESSÃO econômica, já identificada e anunciada por diversos organismos internacionais e nacionais.

Com a Economia em declínio, recessão econômica, taxas de juros e inflação elevadíssimas, desemprego, inadimplência, miséria, pobreza, insuficiência alimentar, fome, conflito bélico se agravando seriamente e se expandindo, nos faz acreditar que devemos adotar e nos adaptar conforme nos ensinou Charles Darwin.

As inovações tecnológicas, derivadas de uma inteligência artificial, velocidade 5G/6G, Metaverso, aprender linguagem de computador, tais como a Python, SQL, Orange e Java Script, que nos possibilite interagir com o Algoritmo, Qubits, Lógica FUZZY, Machine Learning, Deep Learning, Rede Neural, Data Mining, e com as informações e dados In the Cloud, a Lamda, Syrus, Cortana, Ameca, John, Paul, as empresas startups, as grandes empresas de tecnologias, localizadas no Vale do Silício, a HUA, BAGUALU, oriundas de Shenzhen na China, nos demonstram a necessidade de mudança das metodologias de transferir conhecimentos aos nossos educandos e profissionais.

Os responsáveis em transmitir e agregar CONHECIMENTOS, junto aos investidores, devem se preparar acentuadamente para o momento que já está passando da conta de proceder essa mudança, pois os sistema já cobra os resultados desse processo.

O grande problema é que as mudanças sistêmicas e a nossa evolução resultante do conhecimento adquirido não ocorrem com a mesma velocidade que a evolução da Inteligência Artificial é isso nos deprime, mas somos pacientes.

NOVA ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL

A sociedade deve entender que a nova estratificação social, se resume em duas, quais sejam: os INCLUÍDOS, aqueles que tiveram a oportunidade de se inserir no mundo moderno, buscando se capacitar e se qualificar obtendo conhecimentos, habilidades, competências, eixo prático, aprender outros idiomas e principalmente as inovações tecnológicas, que possibilitem manter a sustentabilidade e continuidade de sua sobrevivência. E os EXCLUÍDOS, aqueles que não tiveram as oportunidades citadas anteriormente e vivem sob os custos de programas governamentais, e desenvolvem atividades laborais de sub empregos para poder suprir o básico e se manter vivo, até o encontro celestial, que diante das adversidades se aproxima com mais letalidade.

Nesse momento se faz necessário uma reflexão sobre o livro O CAPITAL DE Karl Marx, os livros O CAPITAL DO SÉCULO XXI, e A IDEOLOGIA DO CAPITAL de Thomaz Piketty, e ainda os livros PRINCÍPIOS: VIDA E TRABALHO, e NOVA ORDEM EM TRANSFORMAÇÃO de Ray Dálio, precisam ser entendidos pela sociedade que desejam sobreviver diante das atuais diversidades.

E os fatos políticos que nos afetaram, desde o início desse século até os dias de hoje, precisam ser entendidos na leitura dos livros: MEIN KAMPF (Adolph Hitler), O IDIOTA (Dostoievsky), A ARTE DA GUERRA (Sun Tzu) e o POETA DA REVOLUÇÃO (Mayacovsky), e mesmo sabendo que muitos não podem entender, por motivo de limitações, acreditamos que os privilegiados possam se inserir com ações e atitudes racionais junto a sociedade em geral.

O tempo, provavelmente, acreditamos ser uma ameaça, para que possamos proceder as mudanças que o nosso caso brasileiro requer, mas inexiste outra ação, devemos planejar ter foco, e executar estrategicamente a elaboração das mudanças necessárias, pois acreditamos que estamos muito atrasados.

CONCLUSÃO

Os grilhões que nos limitam, ainda são bastantes agressivos, haja vista que há 523 anos, sabemos que temos POTENCIALIDADES ECONÔMICAS, invejáveis, somos um país continental, maior país da América Latina, com riquezas naturais e minerais, terras férteis, com a produção e exportação de proteína animal e vegetal, considerado o celeiro do mundo, temos aquífero de água potável, e ainda temos uma Região Amazônica com tesouros ainda a ser explorado, mas temos uma população de 216 milhões de habitantes, desprovida de uma educação de qualidade que nos impossibilita entender o que temos, e nos inibe a buscar a racionalidade da redução das desigualdades sociais, que vitimam nossos próprios irmãos, isso se chama modernamente de IRRACIONALIDADE.

A agressiva gula de capital e de poder, tentam de diversas modalidades evitar e inibir que a base da pirâmide, possa entender ou ter a oportunidade de uma melhor educação que possibilite um cenário de futuro promissor, pois a seletividade do sistema é imperiosa.

Obstante ao fato, entendemos que o hiato temporal é bastante exíguo, e muitos serão afetados e poucos lograram êxito, mas esse sistema nos parece bastante agressivo, e poderá gerar uma massa difícil conformação e controle, podendo pôr em risco a estabilidade política e social do sistema,

Pedimos sinceras desculpas aqueles que se sentirem afetados pelos escritos, quer sejam pessoas físicas ou jurídicas, mas a verdade dos fatos precisam ser explicitadas, diante do momento dos acontecimentos que assolam essa sociedade.

Acreditamos ainda que a OMISSÃO, tem identificado prejuízo que a AÇÃO e ATITUDE eivada de vícios e resultados negativos, pois os resultados se igualam.

Autores: Elenito Elias da costa e o genial LEVY DA COSTA.